10 anos transformando dados em saúde

O “Fórum Big Data em Oncologia” é uma iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e do Observatório de Oncologia, realizada anualmente, dedicada à discussão, aprendizado e networking no campo da aplicação de Big Data em oncologia. Durante esses encontros, os participantes têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas relacionadas ao uso de dados provenientes de bases públicas governamentais, sempre com uma temática estabelecida para nortear os debates no evento.

Desde o seu início, o Fórum Big Data tem levantado dados e informações relevantes que serviram de subsídio para a formulação de políticas públicas voltadas à saúde. Entre os destaques, estão estudos sobre o câncer como primeira causa de morte em municípios brasileiros e no país em 2029, incidência de câncer antes dos 50 anos, desigualdades no acesso ao tratamento oncológico e os custos associados ao câncer.

Esses estudos ganharam grande notoriedade na mídia e contaram com a participação de especialistas em cada temática abordada. Considerando os desafios que ainda permeiam o acesso ao tratamento do câncer, bem como os desdobramentos para sua prevenção e promoção, neste ano o foco é dar destaque a essas questões e realizar um novo levantamento atualizado com os principais estudos do Observatório.

Revisitar informações já coletadas e analisá-las periodicamente é fundamental para compreender as mudanças nos dados e identificar tendências que possam influenciar diretamente na formulação de políticas públicas e estratégias de saúde. A atualização contínua dos estudos permite um monitoramento mais preciso da realidade oncológica no país, contribuindo para a adoção de medidas mais eficazes no enfrentamento do câncer.

Esse ano, o Fórum Big Data comemora sua décima edição com uma atualização e releitura dos estudos que tiveram maiores repercussões em sua divulgação: o câncer como principal causa de morte nos municípios brasileiros, o câncer antes dos 50 anos, a desigualdade e o custo do câncer no SUS. Pesquisadores que fizeram parte dessa história foram convidados retornar à temática sob uma nova perspectiva. E tudo isso vai acontecer dentro do maior evento de inovação em saúde da América Latina, a FISWeek, no ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

 O fórum será em formato híbrido, com realização presencial e transmissão pelo YouTube do Movimento TJCC.

Programação

CREDENCIAMENTO NO LOCAL: 10:00

IA e dados na comunicação em saúde

10:30 – 12:00

Marcela Soares

Epidemiologista, pós-doutoranda no Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (LABDAPS) da FSP/USP. Atualmente pesquisa Transfer Learning para a predição de morbimortalidade materna.

Rodrigo Murtinho

Doutor e mestre em Comunicação pela UFF. Pesquisador em Saúde Pública, desenvolve estudos sobre Comunicação e Saúde, Direitos Humanos, Políticas de Comunicação e Saúde e Proteção de Dados Pessoais na Saúde.

Tatiane Mota

Jornalista com mais de 15 anos na área da Saúde e coordenadora de comunicação da Associação Brasileira de Câncer do Sangue (Abrale).

Theo Ruprecht

Jornalista de saúde e ciência e apresentador do podcast Ciência Suja.

ABERTURA: 13:45

Catherine Moura

1. Morbimortalidade e o câncer

14:00 – 15:30

Nesse painel será abordada a mortalidade por câncer nos municípios brasileiros, em quantos a doença já aparece como primeira causa de morte, bem como o adoecimento por câncer antes dos 50 anos, em faixas etárias cada vez mais jovens no país.

Todas as análises serão realizadas a partir de dados do Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da saúde.

Moderadora

Nina Melo

Palestrantes

Alfredo Scaff
João Abreu
Luiz Santini
Nelson Correa
Tiago Cepas Lobo

2. Desigualdades e custo do câncer

15:40 – 17:00

As desigualdades fazem com que o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer seja heterogêneo entre os estratos sociais brasileiros. Nesse painel, essas desigualdades serão comentadas e debatidas pelos especialistas. Também será apresentado o custo do câncer no SUS para pacientes com mieloma múltiplo, câncer de pulmão, próstata e mama.

Moderadora

Nina Melo

Palestrantes

Fernanda Simão
Fernanda Mussolino
Luciana Sardinha
Nelson Correa

Palestrantes

Alfredo Scaff

Médico epidemiologista e coordenador de Inovação da Fundação do Câncer, com atuação em dados, informação e políticas de controle do câncer.

Catherine Moura

Médica Sanitarista / Mestre em Saúde Pública, CEO da Abrale (Associação Brasileira de Câncer do Sangue).

Fernanda Cristina dos Santos Simão

Sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP). Pesquisadora no Observatório de Oncologia.

Fernanda Mussolino

CEO Moka Info, especialista em dados abertos e Big Data para área da saúde e membro do GT de Dados do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

João Abreu

Cofundador da ImpulsoGov. Economista formado pela FEA-USP e mestre em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional pela Harvard Kennedy School. Reconhecido pelo MIT Innovators Under 35 LATAM por seu impacto no setor público.

Luciana Sardinha

Doutora em Epidemiologia pela UnB. Foi Consultora Nacional para DCNT da OPAS/OMS. Foi Coordenadora Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SVS do Ministério da Saúde. Atualmente é Diretora Adjunta, DCNT da Vital Strategies - escritório Brasil.

Luiz Santini

Médico Sanitarista, pesquisador do CEE/Fiocruz Ex- diretor do INCA e atualmente pesquisador associado ao Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz.

Nina Melo

Coordenadora de Pesquisa Abrale e do Observatório de Oncologia. Pesquisadora com experiência em Oncologia. Comunicóloga e bacharel em Direito.

Nelson Correa

Cientista de Dados na Roche, com amplo conhecimento e experiência em ciências da saúde, incluindo pesquisa básica, pesquisa clínica e epidemiologia.

Tiago Cepas

Sanitarista, especialista em Gestão de Saúde e mestrando em Educação em Saúde. Possui ampla experiência em estratégias de advocacy centradas no paciente e análises de cenário do setor de saúde.

Público alvo

Gestores

Pesquisadores

Acadêmicos

Médicos

Outros profissionais da saúde

e Imprensa

Realização
Apoio
Patrocínio